Topo

Kennedy Alencar

Políticas públicas devem defender base da pirâmide, diz Cepal

Talita Brito

17/01/2019 23h19

A pobreza na América Latina ficou estável em 2017. No entanto, a extrema pobreza (miséria) aumentou, atingindo o nível mais alto desde 2008. O levantamento foi feito pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), órgão das Nações Unidas.

"O papel das políticas públicas de proteger a base da pirâmide social é central", afirmou Laís Abramo, em entrevista ao "Jornal da CBN – 2ª Edição". Ela comentou o "Panorama Social da América Latina – 2018", um documento da Cepal sobre dados de pobreza e miséria na região.

A respeito do Brasil, a diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Cepal disse que a extrema pobreza aumentou muito no país entre 2015 e 2017. A situação brasileira piorou a média regional devido ao peso do país na região.

De acordo com ela, a elevação da miséria no Brasil está vinculada à piora do mercado de trabalho, ao aumento do desemprego e à diminuição do processo de valorização do salário mínimo.

México e Brasil partiram do ano 2000 com o mesmo nível de pobreza. No período 2015, a pobreza caiu no Brasil. No México, cresceu _apesar de as taxas de crescimento do Brasil serem menores. Ou seja, o colchão social brasileiro fez a diferença.

Ouça a entrevista de Laís Abramo a partir dos 11 minutos e 11 segundos no áudio abaixo:

Sobre o Autor

O jornalista Kennedy Alencar é correspondente e comentarista da rádio CBN em Washington. Começou sua carreira em 1990 na "Folha de S.Paulo", onde foi redator, repórter, editor da coluna "Painel" e enviado especial às guerras do Kosovo e Afeganistão. É autor do livro "Kosovo, a Guerra dos Covardes" (editora DBA). Na RedeTV!, apresentou durante cinco anos o programa de entrevistas "É Notícia" e mediou os debates presidenciais de 2010 e municipais de 2012. Estreou como comentarista da rádio CBN em 2011. Criou o "Blog do Kennedy" em 2013. Trabalhou no SBT entre 2014 e 2017. É produtor-executivo e roteirista do documentário "What Happened to Brazil", realizado para a BBC World News. Com uma versão em português intitulada "Brasil em Transe", o documentário retrata a crise que começa nas manifestações de junho de 2013, passa pelo impacto da Lava Jato e do impeachment de Dilma na política e na economia e resulta na eleição de Bolsonaro.